quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A Matrix é uma metáfora do Jardim do Éden ?

    Se analisarmos friamente e sem nossos filtros de crença o episódio ocorrido no "Paraíso do Éden", veremos que o que ocorreu no jardim se encaixa perfeitamente com a manipulação da Matrix. Adão e Eva viviam num local onde tudo era supostamente perfeito, tinham água, comida, uma linda paisagem e um "deus" que conversava diretamente com eles.
    O casal que é considerado como os primeiros humanos da criação não precisavam se ocupar com literalmente nada, deveriam apenas realizar seus afazeres ( Adão cuidava da terra), e Eva passeava entre as flores e árvores frutíferas do jardim. Existiam apenas duas regras para o bom convívio com "deus", obedecê-lo e, jamais se aproximar ou comer do fruto da árvore que estava situada bem no meio do jardim, que por ironia do destino se chamava Árvore do Conhecimento do bem e do mal. Então em resumo as regras eram obedecer e não ter conhecimento.
    Esse quadro é bem parecido com o pintado por Morpheus a seu pupilo Neo , ( Novo), no filme Matrix. Podemos ter convicção disso pois o relato da serpente oferecendo o "fruto proibido" a Eva e dizendo:  " deus disse para não comerem do fruto da árvore do Conhecimento porque ele sabe que no dia em que comerdes se abrirão vossos olhos e serão como ele,tendo o conhecimento do bem e do mal." Morpheus repete essa cena metaforicamente ao apresentar a Neo duas pilulas, uma vermelha e uma azul, uma em cada mão e dizendo " se você pegar a pilula azul, nossa conversa acaba aqui e você volta a sua vidinha no país das maravilhas", Neo então pergunta,  " e se eu escolher a vermelha?", Morpheus então responde: "Aí você verá onde vai dar a toca do coelho, você saberá a verdade"...Neo então pergunta: "que verdade ?"...Morpheus então responde : "que você é um escravo"
    Tanto Eva quanto Neo escolhem saber a verdade, e a busca da verdade é o que impulsiona o ser humano até os dias de hoje.
    Adão e Eva foram  'amaldiçoados", amaldiçoados por um deus que em sua essência deveria ser amor incondicional, então amaldiçoar seus filhos ou criação não é um atributo de Deus já que ele é oamor em sua excelência.
    "Deus" não destrui o "primeiro casal", pois na verdade havia um propósito maior na criação dos dois. Na verdade Adão e Eva não foram os primeiros, mas sim, uma pequena peça de um quebra cabeças que juntos iremos montar...

CONTINUA em  Adão e Eva foram os primeiros?

Um comentário:

  1. No segundo filme da Série (Matrix Reloaded), o personagem Merovingian também diz que os homens são escravos, mas de outra forma. O filme 'Eles vivem' também retrata isso. Esse é um clássico criado como trash pra que pudesse trazer uma mensagem poderosa!

    ResponderExcluir